terça-feira, 29 de setembro de 2009

Diabetes

Mais zinco, menos diabete.

Para evitar o desenvolvimento da doença não deixe o ingrediente faltar na sua dieta.

A boa notícia foi divulgada pela revista científica americana Diabetes Care. Ao analisar a incidência de diabete tipo 2 em mais de 80 mil mulheres com idade entre 33 e 60 anos, pesquisadores observaram que colocar zinco no prato reduz em até 28% o risco de desenvolver a doença. “O mineral ajuda a regular a ção da insulina”, explica Qi Sun, líder do trabalho. E é justamente quando esse hormônio não funciona direito que se abre auma brecha para o problema. “Além disso, o zinco participa da formação de substâncias que protegem as células contra os radicais livres, moléculas que também favorecem o diabete.”

Apenas 8 miligramas!!!

Eis a dose diárias de zinco recomendada a uma mulher saudável. Já os homens devem ingerir 11 miligramas.

Uma xícara de farelo de trigo dá conta do recado em ambos os casos.

Também se pode encontrar este mineral nas ostras, amêndoas, castanha-do-pará e carne bovina.

(Revista Saúde – Editora Abril)

Para meus amigos aqui deixo uma receita deliciosa de bolo de farelo de trigo, que aprendi a fazer no curso do Sesi, programa -Alimente-se bem.

Receita bolo de fibra e canela

Ver imagem em tamanho grande

Fica muito parecido com bolo de chocolate

Ingredientes

4 ovos

1/2 xícara (das de chá) de óleo

1 1/2 xícara ( das de chá) de açúcar

2 1/2 xícaras ( das de chá) de farelo de trigo

1 xícara de farinha de trigo

6 colheres (das de sopa) de canela em pó

1 1/2 xícara (das de chà) de leite

2 colheres (das de sopa) de fermento

( Se quiser deixar o bolo mais  light substitua o óleo por margarina light e o açúcar por adoçante em pó próprio para ir ao forno).

Modo de fazer

Bata os ovos até dobrarem de volume. Acrescente os demais ingredientes, exceto o fermento e continue batendo. Misture o fermento e mexa bem. Asse em forma untada (eu prefiro manteiga, açúcar e canela ao invés da tradicional farinha), em forno médio preaquecido.

Dica: A fibra de trigo é facilmente encontrada em supermercado e colabora na sensação de saciedade.

Bom apetite e muita saúde!

8 comentários:

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Minha querida obrigado pela dica, aliás todas as dicas que tenho recebido vindas de você eu acho maravilhosas. Uma delas que eu estou usando já faz um mes é a semente de linhaça, só lhe digo que estou muito bem, a vários niveis, e tenho dado a receita aos kotas todos que eu conheço. E não é que todos estão maravilhados, pois eu sou uma adepta das medicinas naturais sou mesmo apaixonada, e tem dado sempre bons resultados.
Beijinhos de luz em seu coração

Andresa Ap. Varize de Araujo disse...

Otima informação amiga! e quanto ao bolo , estou com agua na boca.
Bjs
ANdresa

Paulo Celso disse...

Aprendendo sempre.
obrigado

Linda disse...

Parabéns pelo post, adorei!
Meu pai tem diabetes e vou comentar com ele.

Beijos e ótima semana!!

Sonia Schmorantz disse...

Um ótimo conselho!
abraço

A Madrasta Má disse...

Tive uma baixa de zinco e sofri com isso, minhas unhas ficaram esbranquiçadas.... adorei a dica!
Bjinhos da Madrasta!

Cris Animal disse...

Angel, gostei e a cara do bolo parece ótima....

Troco o leite pelo leite de soja e tiro os ovos....rs

perfeito!

beijão pra vc

EDUARDO POISL disse...

Conte a sua história ao vento,
Cante aos mares para os muitos marujos;
cujos olhos são faróis sujos e sem brilho.

Escreva no asfalto com sangue,
Grite bem alto a sua história
antes que ela seja varrida
na manhã seguinte pelos garis.

Abra seu peito em direção dos canhões,
Suba nos tanques de Pequim,
Derrube os muros de Berlim,
Destrua as cátedras de Paris.

Defenda a sua palavra,
A vida não vale nada se você
não viver uma boa história pra contar."

(Pedro Bial)

Hoje passando para desejar um lindo final de semana com muito amor e carinho
Abraços