sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma experiência marcante

Peço licença hoje para participar de uma blogagem coletiva do Vidas linha. Segunda-feira postarei o próximo capítulo de Uma historia de amor.

A história abaixo é real. Aconteceu comigo e marcou profundamente minha vida.

Novembro.

Estávamos concluindo o ano escolar e preparando a festa de final de ano. Tanto trabalho, tantas ocupações, provas para preparar, corrigir, médias de alunos, ensaios para a festa enfim, tudo o que move os professores nesta época.

Uma amiga, professora, chegou com a notícia que estava grávida, mas não estava exatamente feliz. Já tinha um casal de filhos e aquele não havia sido programado. Outra amiga também triste por causa de sua recente separação. Dois filhos ainda pequenos para criar porém, muitos planos para seus pouco mais de 29 anos.

Nossa escola era modelo e tínhamos reuniões todas as semanas. Reuniões produtivas para falar das dificuldades dos alunos e também das nossas. Uma delas era uma espécie de terapia em grupo. Assim podíamos contar com o apoio das outras e, quem orientava era a psicóloga.

Percebendo o desgaste físico de todos, naquela noite a psicóloga pediu para que todos nós deitássemos num tapete, colocou uma música suave e deixou a sala envolta na penumbra. Disse que deveríamos fazer uma viagem. Deveríamos pensar que já estávamos em férias e que cada um deveria se imaginar num local bastante agradável.

No início eu senti um arrepio, um frio vindo do alto de minha cabeça e foi um pouco difícil   concentrar-me. Depois vi-me andando sobre uma areia muito fina e aquecida pelo sol que envolvia tudo. Em seguida, já estava no fundo do mar, mergulhando com os golfinhos. A água também estava morna e eu nadava entre os peixes e corais de Fernando de Noronha.

Não mais que de repente entrei em um túnel, onde a luz faiscante quase me cegava. Comecei a chorar e a dizer: Não, eu não quero ir…

Estava soluçando e repetindo sempre as mesmas palavras quando a psicóloga resolveu interromper a sessão e acendeu as luzes. Senti como um puxão e retornei ao estado em que me encontrava antes, deitada no tapete da sala.

Feita uma roda todos relataram o que haviam “vivenciado” com aquela experiência.

Minha amiga, grávida, que antes estava deitada com a barriga encontada em minha cabeça começou a dizer: Eu não consegui sair daqui. Meu corpo todo estava gelado e assim permaneci. A outra disse que fora até Fernando de Noronha e mergulhara com os golfinhos, exatamente como eu fizera.

Pensei:- Como pode ela relatar uma coisa que eu pensei, assim da mesma forma?

Propositalmente, a psicológa me deixou para o final. Já refeita pude dizer o que senti e, principalmente do túnel e da angústia que senti sendo puxada para dentro dele.

Ela então me perguntou se minha mãe havia tido algum problema durante a minha gravidez. Respondi que sim, que era cardíaca e de idade avançada e os médicos  haviam aconselhado um aborto pois ela não resistiria ao parto, mesmo que fosse cesária.

Ela propôs que encenássemos o fato. Foi como uma espécie de redenção, onde eu protagonizei o bebê e sua luta por sobreviver e ao mesmo tempo minha mãe, que angustiada não sabia o que fazer.

Naquele instante de tanta delicadeza, minha amiga me abraçou e disse: Obrigada, isto tudo me ajudou a decidir. Só agora eu posso imaginar o que ele está sentindo com minha rejeição. Abraçou a própria barriga e disse: Eu te amo e te quero, meu filho.

Isto tudo aconteceu numa quarta-feira. No dia seguinte, enquanto ensaiávamos com as crianças a outra amiga se aproximou de mim e convidou-me para fazer companhia a ela numa viagem até uma cidade próxima. Ela queria antecipar as compras de Natal. Disse-lhe que sim, pois também queria comprar o presente para os meus filhos. Nossos filhos tinham quase a mesma idade.

Em casa, contei ao meu marido que iria com ela na sexta à noite até a cidade de Bauru. Pela primeira vez,ele me disse : Não!

Disse que se eu quisesse ele me levaria no sábado de manhã. A estrada estava sendo duplicada e era muito perigosa, principalmente à noite.

No dia seguinte comuniquei à minha amiga que não poderia ir e ela convidou a outra, aquela que estava grávida.

Assim aconteceu.

Naquela madrugada, às 4 da manhã o telefone tocou. A notícia não podia ser pior. Um acidente matara minhas duas amigas e a  filha de uma delas, de apenas 9 anos, que era também minha aluna.

Na hora, quase desfaleci mas depois tudo ficou claro. Eu deveria estar com elas. Meu anjo me protegeu revelando-me, de alguma maneira, o que estava por acontecer.

Chorei muito. E, depois do enterro, deitei-me na cama e, entre soluços, vi novamente o mesmo túnel.

Só que agora elas é que estavam caminhando, envoltas pela luz e, minha amiga trazia nos braços um bebê. Todas se viraram e sorrindo me acenaram. Foi quando ela me mostrou a criança que trazia nos braços e me disse: Era outro menino. Com um beijo e um sorriso elas desapareceram na luz.

Certamente Deus as recebeu com um largo sorriso e lá devem estar, felizes. Um dia nos reencontraremos, estou certa disto.

( Esta história é real, aconteceu em 1991.)

Cibele, Marina e Claudinha- Saudade eterna de vocês!!!!

Blogagem coletiva 

 

20 comentários:

Nanda Botelho disse...

Oi querida!

Difícil, mas extraordinária experiência! Não é? Ter certeza de que não acabamos no corpo, dá a gente outra forma de ver a existência!

Que bom vc ter relatado, pois isso confirma minhas sensações.

Bjão!

Mylla Galvão disse...

Angel,
Que texto incrivel!!! Estou literalmete chorando... Sabe? Eu já tive a sensação de sair fora de meu corpo e me ver deitada na cama dormindo...
Sua história me arrepiou toda...
Estou com o coração apertado...
Obrigado pela participação e por dividido esse momento comigo!!!
bjos

Mundo Animal. disse...

/ . - )   ( ` \\
  . - - . “     “ . . -   ` " . _
  | C      • _ /        `\\
  “ - .    • / ♥ \\ _•     , _ /
    |     \\ _u/ ♥\\•    |
    \\ .     \\ / _/ . - . __ /
     . ; . “ - . . . - -   \\  \\ - - .
   . “  \\      . -   /   “ .
  /     “ - - . - - -..    /     \\
  |       \\ __ . . - - `-      |)
..  (|.        |  \\       / - .
   \\  __     /    “ . ““ - . __ . -   \\
   ; `  ` \\ - - ;    |   \\ “.  / ` |
   |.    -|   |    |    |  \\ \\ _ ;
   |     \\ ) ) )   /---   |   - . _/
   \\   ) ) ) - -`   ( ( (  /
    `- - -`       `- - - `

ANGEL QUE TENGAS UN FIN DE SEMANA GENIAL
ABRAZOS Y SALUDOS PARA VOS
MUNDO ANIMAL.

disse...

É por isso que eu creio nos anjos. com certeza foi seu anjo que te salvou.
Me levou literalmente às lágrimas que história marcante de sua vida. Obrigada por dividir conosco.
Também estou participando com a minha.
Beijos minha linda!

. disse...

Que historia..emocionante..triste e muito bonita ao mesmo tempo...
È este saber que nada termina que me guia e me sustenta.
Beijos

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Amiga, tudo isto prova muitos dos meus conhecimentos e você é uma pessoa que com alguma facilidade faz regressão a vidas passadas.
Estava na hora das suas amigas e não ainda na sua.
Que os anjos te protejam sempre em todas as estradas de sua vida, e obrigado pela coragem e da partilha.
Beijos em sua alma linda

Alvaro Oliveira disse...

Olá Angel

Linda história, embora triste, não deixa de ser bonita.

Amiga, tem miminhos para si em meu blog. Passe por la. Agradeço.

Beijos

Alvaro

Compondo o olhar ... disse...

q experiencia!!! Deus se comunica conosco de varias maneiras e formas...
tbm participo da blogagem, mas me referi a experiencia q tive aqui na blogsfera e não na minha vida....

bjocas

Cynthia Santos disse...

Nossa, estou em pranto...
linda história, vocÊ tem uma mediunidade à flor da pele, hein?
Adorei seu cantinho, também estou participando da blogagem coletiva, no EU e EU.
Beijos!

Paola disse...

Meu caro amigo,
história triste ... Lamento muito por estes seus amigos ...
Consulte o seu anjo a protegê-lo ... e irá protegê-lo sempre ...
Sweet Angel sabe mais do que eu queria dizer Olá a gastar o prêmio de "HONEST SCRAB - SINCERITA'" talvez não a ocasião certa ... mas se você gosta e você vai buscá-lo amanhã eu vou esperar ...
Boa noite ... um abraço e um beijo ... Olá Olá Paola

Marcia M. disse...

nosa ufa!que relato amei vir aqui!tbm estou participando passa -la bjs!

Sandra disse...

Parabésn pela belissíma postagem.
O bom disso tudo que conhecemos um pouquinho mais de cada um de nós.
Nossos filhos são os tesouros que temos.
Fazemos qualquer coisas por eles.
Fiquei feliz com a sua presença no blog.
Volte sempre.
As vezes, não temos tempo para visitasr a todos, mas guardamos no coração cada um..

Quanto ao meu filho está estudando no colégio Publico. Já que não queria mais estudar no SENAI.
espero que um dia ele compreenda o valor dos estudos.
as vezes é preciso darmos um tempo para eles.
acho que forcei um pouco. ele realmente não gosta de estudar. e é uma fase muito dificil, esta.

mas tudo bem...tudo passa.
um grande beijo.
passe lá na curiosa amanhã.
te espero.
Sandra

Clik Amigoss disse...

Gratidão
Provavelmente você já deve ter ouvido falar na expressão que se não temos tudo o que queremos, é importante aprender a valorizar tudo o que já temos. Acredito e muito no poder dessa valorização. Chamo-a de gratidão-terapia. É um processo de consciência dos passos que vamos dando em nosso dia-a-dia e de sua devida importância. A maioria de nós ao olhar para o passado e contrastá-lo com a vida que tem hoje sempre vai poder encontrar pontos positivos e outros negativos em que pode fixar sua atenção. E claro que, dependendo da escolha que fizermos, teremos resultados correspondentes. Ter metas, prazos a cumprir e sempre estar buscando algo melhor que já temos pode ser uma ambição salutar e impulsionadora, mas ao fecharmos os olhos e não dimensionarmos o que já conquistamos, corremos o risco de nos tornarmos prisioneiros de nossa insatisfação constante. Dessa forma, a gratidão-terapia nos traz de volta a realidade, nos mostrando os passos dados e nos ajudando a sentir como já progredimos na vida.
Valorizar suas conquistas, por menores que sejam, é atitude muito importante. Normalmente temos o hábito de ver o que não temos, ao invés de nos educar para valorizar o que já temos. Olhamos para o dia ensolarado e pedimos o dia frio. Chega o frio e pedimos o calor. Sem perceber vamos nos acostumando a reclamar de tudo, por hábito de reclamar e sem nos darmos conta acabamos poluindo a imagem que temos da nossa vida. Não faça isso. Seja justo com você! Se há situações difíceis a se conviver, sempre há as situações agradáveis. Nunca é demais lembrar que somente pode reclamar do chefe quem tem trabalho. Que somente pode-se reclamar dos filhos porque eles estão lá. Ninguém sem família reclama das discussões em casa. Seja justo. Dois pesos, duas medidas...A idéia não é fechar os olhos para o que está fora do lugar, mas abri-los para perceber o que já está dentro do lugar. Experimentar a energia da gratidão ao pagar uma conta, porque se tem como pagá-la ou por estar preso no trânsito porque se tem um carro para estar ali é atitude muito mais lúcida do que cômoda. Ou você conhece alguém que é ingrato e é feliz? Eu não conheço ninguém assim.
Boa parte da humanidade quer paz espiritual, crescer na carreira, prosperar justamente, uma boa saúde e uma família feliz. Mas o que muita gente não se dá conta é que já tem muito do que deseja, mas não dá o devido valor. Cuidado! Não é preciso que percamos o que nos é muito caro para aprendermos a valorizar o que já temos. É essencial passo a passo caminharmos rumo a novos progressos, sem perder de vista tudo o que já amealhamos. É como dizem os viajantes: o melhor da viagem não é chegar onde se quer, mas a viagem em si, sentindo aquela brisa gostosa batendo em nosso rosto enquanto temos consciência que estamos ali, viajando, desfrutando intensamente daquele momento. Sem dúvida, a gratidão-terapia é algo para refletirmos a respeito.

Que você tenha um lindo e maravilhoso dia Idaci e Antonio
http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

http://oblogdasnoticias.blogspot.com/

http://clikamigoss.blogspot.com/

Agradecemos sua visita em nossos blog

Alvaro Oliveira disse...

Olá ANGEL

Amiga, quanto ao seu pedido , sinta-se à vontade. Meu blog também é seu e de todos os meus amigos. E sinto-me muito orgulhoso e honrado com seu interesse. publique o poema que mais gostar.
O meu obrigado.
Beijinhos

Alvaro

Sonia Schmorantz disse...

Amo ler histórias, esta é a verdadeira face da vida, das nossas vidas...
beijo e ótimo final de semana

Daniel Costa disse...

Anegel

Li e reli com muita atenção! Gostei do bem esquematizado texto de passos de experiências pessais.
O comentário que se oferece é simples: Adorei!
Daniel

Sandra disse...

BOM DIA!
VENHA E PARTICIPE!
ESTE MOMENTO É MUITO ESPECIAL PARA MIM.
FOI COM MUITA DEDICAÇÃO QUE CHEGUEI ATÉ AQUI.
COM ESTE LINDO BLOG.
PORTANTO CONVIDO A VC. PARA A BLOGAGEM COLETIVA.
VENHA PARTICIPAR.
COM MUITO CARINHO
SANDRA

Nade T. disse...

Ui, que história, angel!!!
Imagino o misto de sensações que você deve ter sentido, desde a viagem na sala com suas amigas ao acidente que você escapara...
Nada acontece por acaso, é o que acredito! Você deveria passar por estas experiências para entender muitas coisas que acontecem perto de você...
Belíssima participação!
Bjs

Luma Rosa disse...

Angel, não me contive! Essa sua passagem me abalou de certa forma, pois tive algumas experiências em que, como você disse, 'meu anjo avisou'! Mas não algo tão profundo como o que relatou! Nestas horas que devemos agradecer a Deus a convivência com as pessoas queridas e dar valor a delicadeza dos momentos. Beijus