quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Rafaé

 

   Toca o interfone.     Atendo.

Uma voz conhecida me diz: - É o Rafaé.

Com alegria vou atendê-lo.

É meu vizinho. Mora em frente à minha casa. Senhor de mais de 80 anos, curvado pelos anos e por problemas na coluna, tem um pouco de dificuldade para falar mas tem sempre  um sorriso  no rosto. Estira o braço e me  entrega uma sacolinha.

Sempre traz alguma coisa de suas hortas. Sim, é um homem que apesar da idade e dos problemas de saúde, já teve também algumas isquemias (coisa que  preocupa muito sua filha) ainda continua a trabalhar fazendo hortas. Não porque precise, mas por gostar mesmo da terra. Levanta-se muito cedo e vai cultivar hortaliças e frutas. Também planta “vassoura”, uma espécie de planta que, depois de colhida e seca, amarra e confecciona vassouras, daquelas de antigamente.

Assim é seu Rafael. Um homem ativo. Mas não planta para vender. Planta por prazer e depois distribui para os amigos. Eu tenho a sorte de ser uma das contempladas.

Na sacola sempre tem verduras como espinafre, alface ou fruta, principalmente banana. Confesso que quem come delas não se esquece do sabor doce de fruta amadurecida no pé, muito diferente daquelas compradas no mercado.

Ontem, trouxe-me figos. Figos verdes. Há muito não os via. No mercado só se encontra aqueles maduros e cobertos de pó branco (agrotóxico).

Quando abri a sacola lembrei-me do meu tempo de criança e do pomar enorme que havia no quintal da minha casa. O pé de figo ficava bem próximo à janela da cozinha e com suas folhas se fazia um licor perfumado e com os figos ainda verdes, um doce em calda maravilhoso. Quanta recordação em uma sacolinha de figos! Até o aroma estava ali.

Hoje vou fazer o doce. Há muito não o fazia. Aqueles de lata não chegam nem perto destes caseiros.

Coisas como estas estão ficando cada vez mais raras, até para uma cidade como  a minha que não é tão grande.

Tomara que ainda cultivemos em nós um pouco da gentileza dos nossos pais e avós, que quando faziam qualquer coisa diferente compartilhava com os amigos e vizinhos. Gestos simples que falam mais que mil palavras.

Seu Rafael é um dos últimos a fazer este tipo de gentileza.

À tardinha, banho tomado,  senta-se em sua cadeira na área de sua casa e fica ali a ler seu livro.

Ah, seu Rafael,  o senhor é mesmo muito especial!

(Foto_ Cozinha é poesia)

14 comentários:

angela disse...

Fiz uma viagem ao passado lendo seu texto, também vivi essas coisas quando criança e comia esses doces feito em casa e divididos ente os vizinhos e melhor entendi um comportamento que temos aqui em casa que quando ganhamos frutas ou bebidas ou comidas dividimos entre a familia, com os vizinhos , colegas de trabalho etc.
Muitos estranham e as vezes fico meio sem jeito, mas como gosto...
e fui vendo que isso pega e é melhor ainda esse troca troca de comidas.
Obrigada pela viagem.
Beijos

Sonia Schmorantz disse...

Que delícia,a imagem já diz tudo!
Um abraço

EDUARDO POISL disse...

A imagem e o texto me lembra muito o que minha tia e a mãe faziam.
Abraços

Marise von disse...

Angel,

Grande homem seu Rafael, isso é que é vizinho, amigo...compartilhar...há como faz falta.
Onde meus pais residem, as pessoas ainda compartilham as suas colheitas, as novidades...
E o importante é ouvir uma palavra, que poucos sabem usar é dizer um "muito obrigado", um agradecimento que vem do fundo do coração.
Como isso faz bem, é uma pena que muitos não conhecem e não pratiquem um gesto tão "angelical".
Abraços,
Marise.

Joaquim Angelo disse...

Li o seu texto a respeito do seu vizinho,e apenas lhe quero dizer apesar da idade avançado do Sr, é um vizinho muito especial, por isso continuo a te-lo em consideração. Parabéns

Uno Storese disse...

Buona Giornata Angela , con vivo piacere leggo questo post che fa omaggio al tuo vicino di casa Rafaé , un Amico di altri tempi . Un augurio a tutti i giovani che leggeranno questo post di prendere come esempio .L'Amicizia è un tesoro molto grande da custodire sempre. Tantissime Auguri a Te e al tuo Vicino di casa. Bellissima anche la foto dei fichi , fa venire l' acquolina in bocca ,
Abbracci Fulvio

MARU disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MARU disse...

Rafaé!!!! (en Andalucia, también se pronuncia así)
Por favor, que no pasen los años, que la gente como tú no desaparezca...
Que si es así habremos perdido parte de nuesto historia, de nuestro yo....
Esos higos, maduros, comidos con queso curado y un buen vino tinto!!!! que delicia!!!!!
Rafaé, no te vayas, contigo se vá de parte de la historia de nuestras vidas.

Quédate junto a la higuera y vive los mismos años que ella......
Gracias Angel!!!!!

dapazzi disse...

ciao angela¡¡¡ dolce, dolce a me mi piace il dolce far niente.
saluti.. boro.

Cristiano Neves disse...

Boa noite, my friend. Você poderia ajudar nessa campanha para ajudar o Caio? http://caiopenha.blogspot.com/
Thanks.

amatamari© disse...

Bellissimo post, amo la semplicità della storia, la generosa presenza di un vicino, il sapore della frutta appena colta.
Grazie!
:-)

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Amiga são os gestos mais simples que nos dão mais felicidade, e que jamais nos esquecemos,é uma pena que hoje em dia os vizinhos práticamente já mal se conhecem. E quando algum mais jovem, vem morar para o prédio onde já vivem pessoas de mais idade, e há mais anos. Sejam pessoas tão incensivéis e de tão má conduta.
Mas enfim que viva o sr. Rafael por muitos anos e com muita saúde.
Beijos de luz em seu coração.
Franciete

Paola disse...

Olá Angel,
É verdade o suficiente apenas para ser educado e gentil com os outros ...
Eu também tenho os vizinhos cuddled me trazendo alguma guloseima especial cultivadas em sua horta ... para não falar das flores que me cercam casa e alegrar o dia ...
Eu amo flores ... Eu sempre tento retribuir sua gentileza e atenção sempre que eu estou indo para cozinhar algo especial ...
Sim!
Devo dizer que há uma boa relação de vizinhança!
Querida obrigado a aprovar e que ele deixou sua twister língua (eu tentei ... o que é um desastre! Hehehehehe) ... Deixo-vos uma boa noite de sábado e amanhã domingo feliz ... um abraço

valeria disse...

Carissima Angel,
le tue parole mi commuovono. Sono felicissima che una mia foto ti abbia risvegliato ricordi piacevoli.
Torna presto a Verona!