sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Trinta e cinco anos!

organizar 046

Há algumas semanas tocou o interfone.

Ao atender, uma surpresa. Uma amiga, dos tempos de colégio, trazia nas mãos um convite. Algumas amigas, da nossa turma de formanda estava preparando um encontro. Puxa! Trinta e cinco anos haviam se passado desde a formatura e, só agora vamos nos reunir novamente.

Parece que minha memória se iluminou e, imediatamente revi todos os rostos e recordei o nome de todas elas.  A felicidade invadiu meu peito e a saudade foi tomando conta de mim. Foi difícil esperar pelo sábado, pela reunião.

Algumas seguiram a profissão. Por muitos anos ensinaram ou continuam a ensinar crianças e jovens. Outras exerceram ou exercem outras profissões. Algumas continuam a morar na mesma cidade, outras casaram-se e mudaram-se. Algumas vejo sempre, outras nunca mais vi.

Pouco depois do horário combinado cheguei ao local. Confesso que a alegria e a emoção que sentia era muito grande e fiz um esforço para não deixar as lágrimas escorrerem feito cachoeira.

Tantos abraços!!! Tantas perguntas!!! Tanta saudade!!!

Sentimos a falta de algumas. Infelizmente três partiram precocemente, mas tenho certeza, também estavam ali a nos fazer companhia; outras não puderam comparecer, mas quem foi levou consigo seu melhor sorriso e uma mala cheia de saudade.

A Conceição, gentilmente cedeu sua casa e seu marido ajudou registrando o momento em fotos.

Também foi feito um mural com fotos da época: 1974. E, para animar a festa não faltou uma “sonata” e disco de vinil. Até um cartão que fizemos quando a Tim se casou foi levado. Lá se podia ler os nomes de todas que participaram da “vaquinha”  para comprar o presente e, na frente de cada nome e escrito à lápis, o sobrenome do namorado da época. Entre risos fomos constatando quem continuou, quem casou, quem permanece… organizar 051organizar 053

Eu, observava o rosto de todas e parecia que o tempo não havia passado. Incrível como nestas horas o tempo não faz a menor diferença. O corpo pode sofrer alterações, porém os traços, a fala, o modo de sorrir, o brilho no olhar ainda são os mesmos.

Foi uma viagem no tempo. Quantas coisas relembramos! Quantas coisas para contar! Quantas perguntas! Afinal 35 anos haviam se passado. Foi um susto quando dissemos 35 anos… parecia que tinha sido ontem.

Eu não consigo transmitir com palavras toda a alegria que senti e a felicidade de rever tantas amigas queridas.

Havia duas turmas. A minha, que estudava na parte da manhã e a turma da noite. Nossa classe era menor. Somente 13 alunas.

 organizar 073 organizar 056

Alguém levou uma foto do dia em que nos reunimos para celebrar a formatura. (Naquele tempo as formaturas não eram em nada parecidas com as de hoje. Oficialmente havia a entrega dos diplomas, mas festa não havia).

Nós fizemos uma reunião muito simples na casa da Daré.  Eternizamos aquele momento com uma foto e agora fizemos questão de refazê-la, mesmo faltando algumas pessoas, mas mantivemos a mesma ordem.

Claro que a emoção falava alto a cada abraço, porém devo dizer que quando abracei a Vera  pude constatar o quanto  sentia sua falta.

Tudo foi muito gostoso. Fizemos uma lista com nomes, endereços e emails porque agora não qeremos mais nos perder.

Queremos repetir este encontro muitas outras vezes. Eu já espero ansiosa pelo próximo e enquanto isto vamos trocando emails.

A todas vocês, que moram em meu coração, meu muito obrigada pela alegria de revê-las e pelos momentos felizes que passamos juntas.

Abraço enorme, do tamanho da saudade que sentíamos.

6 comentários:

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Já estou a imaginar as lágrimas de emoção, pois só de ler estas coisas me faz lembrar as amizades que se vão ficando ao logo das nossas vidas.
E quando a nostalgia bate á porta, e vem as lembranças das marias, das manuelas, das rosas ainda em flor que fizeram um dia parte de nós.
Beijos de luz minha amiga que ainda não nos vimos em carne e osso e cada dia já vou sentindo a sua falta.

MARU disse...

Querida Angel.
Que alegría tan grande poder contar estos encuentros de amigas de tantos años.
Que cambio tan grande habrá sido la
vida para cada una de vosotras!!!!
Cuantas cosas para contar, para recordar!!!!
Me alegro mucho por todas vosotras.
La vida nos trae momentos realmente felices.
Un besito rande, amiga.

angela disse...

Ainda bem que puderam se reencontrar, é tão facil perder-se nessa vida.
beijos

EDUARDO POISL disse...

Muito legal isso.

“Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo que nos revela de nós mesmos.”
Miguel de Unamuno

Desejo um lindo final de semana com muito amor e carinho
Abraços

Linda disse...

Ai amiga, que máximo!!!!!!
Deve ter sido muito emocionante!!!
Isso vale a pena, coisa boa!!!
Espero que vcs não se afastem mais!

Beijos e ótimo fim de semana!!

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Minha linda amiga quando tiver um tempinho, vá buscar a rosa que eu tenho para você nos meus lamentos.
É que eu acho que a sua beleza supera a beleza das rosas.
Beijinho de luz em seu coração