Se você sonha com a cidadania italiana é bom se preparar porque não é tão fácil e rápido como se pensa.
A cada dia, mais e mais restrições estão sendo feitas.
O motivo: avalanches de processos entulhando os "uffici" e a maioria dos pedidos são para obter o direito de ser um cidadão "europeu" (mais do que ser italiano).
Bem, mas se você quiser ser um cidadão de uma "específica cidade" italiana pode ser mais fácil.
Quer saber como?
Pois bem, vá até Gubbio.
Sim... Gubbio!!!
O nome pode parecer estranho mas é assim que esta simpática e medieval cidade se chama. Fica na região da Úmbria e sua origem é muito antiga, tanto que já era famosa quando os romanos a conquistaram no século II a.C.
Foi poderosa na Idade Média e em 1.151 sob o comando de seu bispo UBALDO BALDASSINI obteve vitória esmagadora sobre suas vizinhas rivais.
Ainda hoje conserva o ar austero e cinza das construções feitas de pedra, ruelas estreitas, castelos e praças. As casas, na sua maioria com dois planos, tem na parte inferior quase sempre um comércio e, na superior a moradia do dono. Interessante é que elas possuem duas portas de acesso à casa, uma após a outra e, depois da segunda, vem a escada. Este tipo de porta é chamada de "porta dos mortos" porque dizem era por alí que se retiravam os mortos. O mais certo é que essa dupla porta servia mais de proteção contra os inimigos. Também para se proteger dos inimigos era e é, até hoje, totalmente cercada por muros.
Bem, mas o que tem Gubbio a ver com a cidadania?
Se você estiver interessado poderá ser pelo menos um "honorável cidadão eugubino".
Quer saber como?
Pois bem, uma vez lá, vá até uma papelaria e compre um impresso oficial. (Ele tem até o brasão da cidade).
Depois de preenchido o documento procure alguém nascido lá e, que seja já de pelo menos 3 gerações, para servir de testemunha.
Vá até a "Piazza dei Pazzi" para seu "batismo". Tire toda a roupa e, na frente de todos, dê 3 voltas na "Fontana dei Pazzi".
LOUCURA!!!
Isso mesmo... Depois disso você será o mais novo "louco de Gubbio".
Aliás esse é o nome da praça e da fonte.
E não é brincadeira não!
Essa história vem dos tempos antigos, de quando a população vivia cercada dentro dos muros e os jovens, sem opção de escolha, acabavam casando-se muitas vezes com parentes próximos. Daí muitos rebentos nascerem com problemas mentais. Houve uma época que havia muitos nestas condições e, por passarem o dia perambulando pela praça, acabaram por nomeá-la de "Praça dos Loucos".
Mas parece que a população ainda vive seu dia de "loucura generalizada".
Todo ano, no mês de maio, acontece a festa mais esperada por todos: a "Festa dei Ceri".
A Festa é uma antiga tradição pagã que depois foi transformada em procissão para homenagear seu Santo padroeiro: Santo UBALDO (lembram-se do bispo ?).
Interessante que lá não tem só um padroeiro, tem três: São Jorge, Santo Ubaldo e Santo Antonio.
Cada santo protege uma profissão diferente: os pedreiros que são representados pela cor amarela; os comerciantes, representados pela cor azul e os agricultores, pela cor preta.
Nesse dia, colocam-se as imagens, cada uma no alto de um tronco devidamente entalhado e pesando aproximadamente 300 quilos e, grupos de homens musculosos, os carregam da Piazza até o alto da montanha, onde está a igreja do Santo Ubaldo.
É uma corrida insana para ver qual grupo chega primeiro e, quem conhece a distância e a subida, não consegue imaginar como conseguem realizar tal feito em tão poucos minutos.
O Santo, que chegar primeiro lá no alto, será o protetor daquele ano e, conseqüentemente os profissionais protegidos por ele se sentem mais confiantes.
Mas, o mais curioso é que mesmo sendo o vencedor, a honra de entrar na igreja primeiro é sempre do Santo Ubaldo. Vai entender!!!
Se quiserem conferir é só dar um pulinho até lá.
Um conselho: dias antes leve uma escada até à praça e a amarre com cadeados para que fique "estacionada " em algum lugar onde você possa apreciar a corrida, porque se ficar no chão, meu amigo... corre o risco de ser levado pela multidão enlouquecida, que entope literalmente a praça.
Uma coisa eu garanto: tudo vale a pena... a vista da cidade, a história e até um pouco de loucura não faz mal a ninguém. Ainda mais se for por uma boa causa.
3 comentários:
Excelente texto, parabéns!!!! Gostei muito da sua visitinha ao meu Blog. Quando li que vc gosta de ler, percebi logo que era professora. Obrigada, volte sempre, pra mim é uma honra!!!!!
Têmpost novo lá no Compartilhando as Letras. Apareça por lá, sua visitinha é uma honra.
Muito interessante o seu post! Assim que der uma folguinha aqui, vou la conhecer esta Piazza !
Eu adoro essas historias medievais italianas!
Um grande abraço
Postar um comentário