sábado, 6 de junho de 2009

Meio ambiente

dolomiti di brenta -adamelo
Ontem foi comemorado o dia do meio ambiente. Leia abaixo uma notícia que foi publicada no jornal Estadão.

SALVADOR - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje, em Caravelas, no extremo sul da Bahia, a criação de quatro novas áreas de proteção ambiental no País, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele assinou os decretos de criação da Resex de Cassurubá, que havia sido anunciado no fim de 2007, e de outras duas, a Renascer, no Pará, e a da Prainha do Canto Verde, em Beberibe, no Ceará. Juntas, somam mais de 500 mil hectares. Além delas, foi criada a unidade de conservação Monumento Natural Talhado do Rio São Francisco, na divisa entre Bahia, Sergipe e Alagoas.

A cada assinatura, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorava com socos no ar. "A Resex é a reforma agrária do pescador", disse, em alusão à reserva criada na Bahia, destinada à proteção do manguezal local. Empolgado, Minc chamou Lula de "ecopresidente" e pediu uma salva de palmas a Chico Mendes, "que deu a vida na luta pela criação de reservas extrativistas". Foi atendido pela plateia de cerca de 700 pessoas, segundo a Polícia Militar

TIAGO DÉCIMO - Agencia Estado

Tudo muito bonito. Agora precisamos voltar à realidade e fazer valer todas as leis de proteção ambiental e acabar com a corrupção que permeia aqueles que deveriam proteger nossas florestas e reservas naturais.

Tudo isto me fez lembrar uma historia que li em um livrinho infantil na Itália. Não a conhecia e achei interessante pois nos faz pensar.

É a história de

Iktome, L’uomo ragno delle grandi praterie.

Diz a historia que os deuses, um dia enviaram à Terra um homem-aranha. Sua missão era ir de vilarejo em vilarejo, de tribo em tribo para anunciar à chegada do homem branco.

Iktome era mentiroso e trapaceiro e quase sempre trazia notícias ruins. No entanto sabia falar a língua de todos os povos e podia transformar-se em mosca, aranha ou passarinho para voar tão rápido quando o vento.

A primeira tribo que encontrou foi a dos Apaches e anunciou: -Está para chegar um novo homem. É branco e se assemelha muito a mim, pois é mentiroso, briguento, e trapaceiro. Tem pernas longas e conhece muitas coisas novas. Quase todos são maus. Tenham cuidado!

Depois, na forma de uma pomba voou até a tribo dos Sioux e disse-lhes: -Chamo-me Iktome. Vim anunciar a chegada de homens estranhos. Estão chegando por mar para derrubar tudo aquilo que possuis.

Os Sioux lhe perguntaram:- Como os reconheceremos?

-Os reconhecerão pelas mentiras. Embora  não sejam sábios, são muito espertos.

E assim Iktome foi de tribo em tribo anunciando a chegada dos homens brancos.

E a cada tribo dava uma informação:- Eles comerão as ervas, as florestas e os bisões.

Os índios diziam: - Não queremos esses homens. Somos felizes assim. A nossa nação é boa, a nossa terra também, porque devemos aceitá-los aqui?

E, Ektome lhes respondeu: - Eles virão, quer queiram ou não e eles traçarão um círculo negro ao redor de todo o mundo.

Os povos disseram: - Então não temos mais nenhuma esperança?

Ektome lhes respondeu:- Ninguém conhece o futuro. Talvez ainda haja uma esperança. Primeiramente acontecerá tudo aquilo que lhes disse mas talvez um dia vocês conseguirão mudar o homem branco tornando-o parecidos com vocês. Dê-lhes a sua sabedoria e os ensine a ouvir aquilo que as matas e as árvores sabem dizer.

Será que um dia todos conseguiremos ser sábios como eram os indígenas que aqui viviam e conseguiremos  ouvir a natureza ao invés de ouvir somente a voz do dinheiro?!

10 comentários:

Valdemir Reis disse...

Amiga Professora honrado e feliz por visitar este importante, belo e original espaço... Registro a minha imensa satisfação ao passar aqui, valeu! Quero compartilhar com você o poema abaixo de William Shakespeare
”Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.”
Votos de um final de semana divertido e repleto de alegria. Muita prosperidade e bênçãos. Paz, luz, saúde e proteção. Felicidades, um fraterno e caloroso abraço. Fique com Deus.
Valdemir Reis

Vinicius Giglioli disse...

Oi Angela!!!!
estou com saudades!
tenho novidades!
como vc está?
tem visto meu blog?

Bejooooooooooooooooo

EDUARDO POISL disse...

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz


(Charles Chaplin)

Desejo um lindo domingo com muito amor e carinho.
Abraços Eduardo Poisl

Alvaro Oliveira disse...

Amiga Angel

Despertar pela manhã, entrar em meu canto e encontrar tâo carinhosas palavras vindas de uma amiga que a cada dia me revela a
sua verdadeira amizade, é salutar,
é confortante. Só tenho dúvidas se sou merecedor de tanto. O meu muito
OBRIGADO, querida amiga.

De igual modo lhe desejo um Domingo
muito feliz e com muita paz.

Um beijo muito carinhoso

Alvaro

Prof. Francico disse...

É um desafio para nós ocidentais a voltar o re-encantamento do mundo. A nossa aposta na ciência nos afastou da natureza, um processo de desencantamento... não tenho a menor dúvida: temos muito que prende com a cultura oriental e com a indígena, tão próxima de nós!

Beatriz disse...

Interessante e belíssima postagem. Mas o que me intriga é que ao falarmos de preservação do Meio-ambiente ninguém se escandalize em termos um minsitro do Meio-Ambiente a favor da maconha. Ora, sabemos que as plantações de cultivo de matéria prima pra produção das drogas arrasam ecossistemas, inundam a terra de dejetos tóxicos e abusam de transgênicos e agrotóxicos.

Por isso, dia 25 de junho é dia Internacional do combate às Drogas. Ambientalistas , acordem.

quem quiser participar é só ir em http://cd-ladob.blogspot.com E ver todos os postados , comentar ,entrar na polêmica , pegar o selo e participar;))

A Itinerante - Neiva disse...

Angel,

Pois é, amiga. Lula tinha mesmo que tomar alguma atitude simbolica quanto ao meio ambiente, porque seu descaso é evidente e ululante demais.

Minc é um herói por ainda resistir nesta seara estéril.

Gostei da estória. Muito bonita. Tomara mesmo que cheguemos lá e de preferência quando ainda não for tarde demais para o planeta. :D

Beijos

Cris Animal disse...

Concordo plenamente com vc!
esse é o problema do nosso país: lei é adorno. Enfeite de estante!
A Amazônia está "protegida" por diversas leis há anos e no entanto, todos os dias quilômetros de´árvores são derrubadas, fora a caça à animais que já estão ameaçados de extinção.
Falar de extinção nesse país parece piada, pq se tronou normal.
Maior fauna e flora do globo terrestre sendo detonada TODOS os dias aos olhos de quem quiser ver.
Triste demais.


uau


beijo grande

Alvaro Oliveira disse...

Amiga Angel

passe em meu blog, que tem premio para si "Premio Amizade e Fidelidade", ao cimo da lateral

Um Beijo e uma linda semana

Alvaro

Dulce Miller disse...

Oi Angel!
Esta questão com o meio ambiente é complicada, pois as pessoas geralmente falam sobre preservação, mas na hora de agir individualmente, são incoerentes com o próprio discurso. É uma pena que seja assim.

Quero agradecer novamente o seu carinho e a sua compreenção. Fiquei muito feliz com seu comentário e foi um grande alento, acredite!
Muito obrigada, querida!
Que sua semana seja iluminada de amor e paz!